Session 4: Pastor Kirby Ownby "The Marks of a Man of God" (Portuguese)

Marcas de um homem de Deus - 19/5/22

I. Intro - Como um homem de Deus se parece?

II. Eu irei basear a minha fala no exemplo de Moisés. Enquanto eu pensava em uma pessoa do Velho Testamento que tinha um papel muito similar com as experiências de um pastor dos dias de hoje, ele foi aquele que o Espírito Santo trouxe à mente. Ele também deve ser imitado por conta do relacionamento que ele tinha com Deus. Vamos ler a primeira parte de Êxodo 33:11 juntos. A Bíblia diz que “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.” Se algum de nós vai honrar ao Senhor e sobreviver no ministério neste mundo, nós vamos ter que conhecer a Deus como Moisés O conhecia. Nós vamos ter de buscá-Lo, depender dEle, e confiar que Ele irá agir mesmo quando não O vemos. E por isso quero apontar 3 marcas de Moisés que nos guiarão no ministério.
III. A primeira marca é esta: o homem de Deus pode não ser eloquente, mas um

homem de Deus e obediente.
A. Resumo dos eventos de Êxodo 3:11-4:10.

B. Na sarça ardente, Moisés dá a Deus quatro desculpas em que Deus não deveria escolhê-lo para liderar e libertar o Seu povo:

1. 3:11 - “Eu não sou forte o suficiente/ habilidoso o suficiente/ ou famoso o suficiente” Moisés está certo nisso, mas ainda assim Deus promete estar com Moisés em 3:12.

2. 3:13 - “Eu não sei como Te explicar ou como Te apresentar." Deus explica Sua identidade em 3:14 - “Eu Sou me enviou a vocês."

3. 4:1 - “Que prova eu tenho?” Em 4:3 - Deus transforma o cajado de Moisés em uma serpente. 4. 4:10 - “Eu não sei falar bem.” Deus responde em 4:11-17 que estará com Moisés e com o que ele falara. Moisés ainda questiona, e Deus se ira com ele. Deus providencia Arão para ir com Moisés para ajudá-lo a falar.

C. Dois pontos aqui de aplicação para mim e para você como pastores:

1

1. Depois de todas as desculpas e erros, Deus ainda escolheu enviar Moisés para liderar Seu povo. Aqui Moisés não era qualificado, e a verdade é que ele não era. Ninguém é qualificado para liderar o povo de Deus por conta própria. Em vez disso, Deus prepara e qualifica aqueles que Ele chama para pastorear o Seu povo, apesar da sua fraqueza.

2. Moisés encontrou coragem em obedecer o chamado de Deus para libertar o Seu povo por causa da promessa de que Deus estaria com ele. Você e eu poderemos enfrentar momentos difíceis quando o mundo nos perseguir ou quando nosso próprio povo torna o trabalho ministerial difícil. Nestes momentos meus irmãos, lembrem-se que nós nunca lideramos o povo de Deus sem que Sua presença nos acompanhe. Nós não vivemos o ministério sozinhos.

IV. A segunda marca de um homem de Deus é esta: O homem de Deus não pode consertar todos os problemas, mas o homem de Deus pode contar com a ajuda do Senhor para ajudar o Seu povo.

A. Veja comigo outra história de Moisés em Êxodo capítulo 17, e vamos ler juntos os versículos de 1-7.

1. Moisés encara um momento difícil liderando o povo de Deus. Eles exigem água e duvidam de Deus. Quando eles trouxeram suas reclamações a Moisés, eles receberam críticas. Irmãos, se ainda não aconteceu, isso irá acontecer no seu ministério. O motivo pelo qual irá acontecer é porque as nossas igrejas estão cheias de pecadores que são pastoreadas por homens pecadores. Ninguém é perfeito, e nenhuma igreja é perfeita. Há de haver conflitos em quaisquer ajuntamentos de pessoas pecadoras. Entretanto, quando as críticas vierem, ou quando você enfrentar momentos difíceis, eu quero lhe lembrar dessa história.

De todas as coisas que Moisés faz aqui, eu gosto do versículo 4 que diz, Então Moisés clamou ao Senhor: "Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me!” Amigos, isso é um aviso a todos nós. Nós não vamos sobreviver ao ministério ou liderar bem nossas igrejas a não ser que nós dependamos de Deus. Se nós vivermos o ministério por conta própria, nós iremos falhar. Conte com isso. Se nós seguirmos os passos de Moisés, e clamarmos a Deus, então o Senhor lutará por nós. Lembre-se irmãos, nós não podemos resolver todos os problemas, mas nós sempre podemos ir Aquele que é Soberano acima de tudo.

V. A última marca de um homem de Deus que eu quero compartilhar hoje é: o homem de Deus não irá ignorar o pecado, mas ele sempre irá apontar para a nossa necessidade de um Salvador.

A. Veja comigo em suas bíblias Êxodo 32. Eu quero ler os versículos 1-6, e depois os versículos 30-32. Você reconhece que este é o vergonhoso incidente do bezerro de ouro. Quando Moisés ouve o que Israel e Arão tinham feito, ele aborda isso. Ele claramente chama a sua desobediência de pecado. Homens, esse mundo é muito confuso em relação ao que é bom e o que é mal. Deixem-me lembrá-los que a forma com a qual nós fielmente servimos as nossas igrejas é continuamente falando, identificando e pregando contra o pecado. No mesmo sentido, deixe-me ler outra passagem novamente. Moisés disse, “Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo pecado de vocês". A verdade é que Moisés não podia redimir os seus pecados. Mas Moisés entendeu que os pecadores precisam de salvação. Ele apontou a nossa necessidade por um Salvador. Nós devemos sempre fazer o mesmo, e nós sabemos que o nosso Salvador e Jesus. A expiação dos nossos pecados foi realizada. O autor de Hebreus diz isso no capítulo 9 versículos 27-28, “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” Meus irmãos pastores, preguem sobre o pecado. Todo sermão deve abordar o pecado, e todo sermão deve apontar para o nosso Salvador. Esse é o nosso maior chamado. Deus abençoe vocês. Vamos orar e vamos responder às perguntas.