Session 1: Sermon Notes from Mike Cauthorne (Portuguese)

A visão de Deus para Sua igreja. 16.5.22

Para levantar homens de Deus que irão liderar suas famílias e a igreja para trazer honra e Glória a Deus!

2 Timóteo 2:1-2 Um bom soldado de Cristo Jesus

“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”

Discipulado e desenvolver líderes andam de mãos dadas.

Mateus 28:16-20 A grande comissão

“Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Samuel Miller (1769–1850), um professor do Seminário de Princeton, uma vez disse:
Onde quer que você resida, sempre se esforce para adquirir e manter influência sobre os jovens. Eles são a esperança da igreja e do estado. Eles são, portanto, dignos de uma atenção especial e incansável. Em suma, trabalha cada método cristao em anexá-los ao seu ministério, e encorajá-los a ter interesse cedo pelas causas da igreja.

1. Pastoreio em direção a Qualificações Bíblicas

O lugar para começar e com as qualificações que Paulo deu para Timóteo e Tito:

“Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.
É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.
Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?
Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.
Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.” (1 Tim. 3:1–7; também Tito 1:6–9)

Desafie todos os jovens a terem a qualificação de um pastor.

2. Seja intencional

Se você quer levantar líderes, você precisa estar à procura deles de maneira permanente. Os pastores devem ser profundamente oportunistas em levantar mais pastores. E toda igreja deve ter uma confiança profunda que o Senhor quer novos líderes levantados.

Eu quero promover e equipar homens que possam ajudar a promover o avanço do Cristianismo em lugares que eu não poderei ir: o futuro além de mim.

A. Maneja bem a palavra de Deus B. Invista em outras pessoas

Mantenha seus olhos abertos. Engaje-se com pessoas. Gaste tempo investindo. Providencie oportunidades de ensino semanal na vida da igreja onde outros líderes surgiram.

3. Tenha tempo de qualidade

Ter tempo com as pessoas é crucial para levantar líderes, assim como Jesus chamou os discípulos para se juntarem a Ele no monte para que eles “estivessem com Ele.”

Marcos 3:13-14 Os doze discípulos

“Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.
Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar”

Alguns pastores gostam de se isolar. Um pastor precisa encontrar uma forma de passar tempo com líderes em potencial da sua igreja. Hebreus 13 exorta a igreja a seguir o exemplo do seu líder. Como eles seguirão se eles não conhecerem o seu líder de perto? Paulo nos chama a imitá-lo assim como ele imitava Cristo.

Então, um pastor precisa encontrar formas de passar tempo com os jovens. Almoços ou café da manhã podem ser crucial. Como eles podem lhe ajudar nas suas atividades diárias?

4. Delegue Responsabilidades – Capacite e Confie

De a pessoas oportunidades para liderar.

Mantenha uma lista de jovens da sua congregação que você acredita que serão bons líderes ou que serviram bem aos outros. Teste-os enquanto delega. Seu objetivo não é construir o seu reino. Seu objetivo é capacitar outros enquanto dá oportunidades para liderar.

Se você quer ver líderes sendo levantados, sua postura deve ser caracterizada por sua disposição em confiar. Seja paciente com os jovens na liderança à medida que eles cometem erros.

5. Modele a vida de um discípulo – oração, escritura sagrada, prestação de contas

Seja um exemplo saudável de liderança bíblica para os outros seguir, atitudes falam mais que palavras.

Fala a verdade em amor. Demonstre o que significa liderar bem. Permita que os jovens juntem-se a você enquanto você estuda e se prepara para preparar os sermões ou como ter um tempo a sós com Deus de maneira consistente.

6. Pratique Humildade & Graça

Nós sempre deveríamos preparar a nossa igreja para o próximo pastor. A próxima pessoa que irá nos substituir.

Adotar uma cultura de humildade significa trabalhar contra o temor ao homem. E nós fazemos isso aprendendo a temer a Deus.

Em geral, a humildade nos leva a falar quando devemos falar e a silenciar quando devemos silenciar. Nos leva a ser tão cautelosos e calejados ao mesmo tempo. Eu quero ver a igreja de Deus prosperar enquanto líderes humildes se levantam. E eu acredito que a minha humildade é parte para que isso aconteça.

Se seus discípulos não estão fazendo outros discípulos então você não está fazendo discípulos? Dawson Troutman – Navegantes que nascem para Reproduzir

--
Mike Cauthorne