Session 2: Sermon Notes from Pastor Tony Wilson (Portuguese)

VIVENDO UM ESTILO DE VIDA COMO A IGREJA DE CRISTO

*Atos 2:41-47

Eu nao sei o que a pessoa que sugeriu esse tema tinha em mente, mas eu vou ensinar hoje a noite o que significa pra mim:

  • ●  “Vivendo um estilo de vida” = atitudes diárias e comportamentos que devem ser parte da vida de um cristao

  • ●  “A Igreja de Cristo” = o estilo de vida da igreja local, não apenas do indivíduo...

    P: O que e esse estilo de vida?
    Resposta curta: O que a igreja e ensinada a ser e fazer no Novo Testamento (Romanos - Apocalipse)
    Resposta longa: Talvez deve parecer com as atitudes/comportamentos da primeira igreja de Jerusalém.

● Atos 2:41-47 nos mostra como isso funciona...

1. ELES COMPROMETERAM-SE COM UMA COMUNIDADE GENUINA .

Atos 2:41-42 “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.”

  • ●  V.41 3000 pessoas creram em Jesus Cristo, foram batizadas, e adicionaram outros cristaos

  • ●  V.42 O seu estilo de vida era “continuamente dedicado” a doutrina dos apóstolos (depois)

    e a COMUNHÃO Continuamente dedicavam-se

  • ●  Ex. Pelé, Neymar e Ronaldo dedicaram suas vidas ao futebol...

    COMUNIDADE PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PORQUE O PRÓPRIO DEUS NOS PROJETOU PARA SE RELACIONAR UNS COM OS OUTROS

  • ●  Se reunir como comunidade nos últimos 2 anos tem sido difícil por conta do COVID...

  • ●  Pastores e líderes: liderar sua igreja/comunidade fora dessa crise não deve acontecer

    como antes da pandemia...

    - A comunidade da Igreja e onde voce pode experimentar relacionamentos da forma que eles foram criados para ser.
    P: Como que os nossos relacionamentos devem ser?
    João 13:34,35 "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

    Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

    * Imagine comigo uma igreja cheia de pessoas cheias do Espírito de Deus e que continuamente SE DEDICAM a um REAL E AMOROSO RELACIONAMENTO = IMPACTO!
    Que tipo de igreja minha igreja seria se, cada membro fosse assim como eu?
    Eles se dedicavam a uma comunidade de amor genuíno.

    2. ELES ADORAVAM A DEUS DE TODO CORAÇÃO.

- Os EUA é muito bom em valorizar os seus campeões. Desfiles nas cidades natais... convites para Casa Branca... eles recebem o que as pessoas acham que eles merecem.
- Adoracao= dar a Deus o que Ele merece... o que Ele é digno...
(v.42) Eles se dedicavam ao “partir do pão & oração"...

● - Pão inclui também a ceia do Senhor.. Orar pelos outros...
v.46-47 “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”

3. ELES LEVAVAM O SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL A SERIO.

v.42 dedicavam-se ao ensino dos 'apóstolos' 'doutrina' (ensino)
● - Por que? Acreditavam que seu crescimento espiritual era importante!

P: O que as pessoas que lhe conhecem bem diriam qual a coisa mais importante a seu respeito? Carreira? Filhos? Time de futebol?
P: Você diria que você é intencional em parecer mais com Jesus??

● - Crescimento espiritual rende o maior lucro porque afeta todas as áreas da sua vida! - A Igreja é onde você pode ser a melhor versão que você pode ser.
*Olhe para a pessoa do seu lado... quantos de vocês pensam que ela pode ser melhor espiritualmente? :)

Ok, você acha que VOCÊ pode ser melhor?
- Eu tenho seguido a Jesus por mais de 50 anos e ainda tenho muito espaco para crescer espiritualmente se eu quiser ser como Jesus.

4. ELES INVESTIAM EM PRIORIDADES ETERNAS.

v.44-45 “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.”

● O seu estilo de vida mostrou que eles investiam o seu tempo, suas habilidades, e suas posses no que realmente importava por conta da oração e do crescimento em comunidade.

- Isso mostra que eles tinham suas finanças e suas agendas sob controle... quando alguém tinha uma necessidade eles QUERIAM ajudar e eles PODIAM ajudar...
C.T. Studd, "Há somente uma vida, que em breve passará. Somente o que foi feito para Cristo irá durar.”

- A Igreja e onde o seu tempo, seu dom e o seu tesouro são investidos para eternidade.

“Louvando a Deus” = Louvando a Deus por quem Ele é e pelo o que Ele fez (Deus ama variedade!)
A igreja primitiva reconhecia que eles deviam tudo a Deus, por isso eles se reuniam frequentemente e adoravam!

Eles adoravam no templo (lugar dedicado a adoração) & todos os dias (fora do templo) = Eles tinham um estilo de vida de adoração privado e público.

5. ELES CONVIDAVAM OUTROS PARA SE JUNTAREM A ELES.

v.46-47 “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”

  • ●  Quem não gostaria de fazer parte de uma comunidade com esse estilo de vida??

  • ●  Infelizmente, muitas igrejas sao conhecidas pelo que elas são contra mais do que elas são

    a favor.

    - O estilo de vida da Igreja de Cristo em comunidade e a forma que Deus tem o Evangelho - as Boas Novas de que Jesus pode mudar os corações das pessoas - para ser compartilhado com aqueles que ainda não O conhecem.

    - Eu oro para que sua igreja seja como esta igreja de Atos 2 e que veja Deus adicionar a ela todos os dias os que iam sendo salvos.